Capa >> Destinos >> América do Norte >> Como é viajar na primeira classe da American Airlines

Como é viajar na primeira classe da American Airlines

Acredito que todos concordem que viajar para o exterior na primeira classe é uma delícia já que as poltronas, que se transformam em verdadeiras camas, as refeições e o atendimento em terra e dos comissários de bordo é absolutamente diferenciado. Mas será que a primeira classe vale o quanto custa? Pessoalmente, acho que não existe muita diferença entre a primeira classe e a classe executiva da American Airlines. E, como o valor da passagem da primeira classe geralmente corresponde ao dobro da passagem da classe executiva, onde o atendimento já é muito bom, não acho que valha a pena gastar tanto por tão pouca diferença.

Nesta nossa última viagem fizemos o nosso primeiro teste voando pela American Airlines para Miami, já que sempre voamos TAM. Tivemos bastante sorte porque, quando fomos emitir os nossos bilhetes, nos ofereceram o trecho de ida em primeira classe pelo mesmo preço da classe executiva, uma vez que a classe executiva estava com ocupação quase completa e a primeira classe estava mais vazia. Infelizmente, não tivemos a mesma sorte com o trecho da volta.

De qualquer forma, tivemos a oportunidade de conhecer os serviços da American Airlines e, principalmente, compara-los com os serviços oferecidos pela TAM. Pudemos também comparar os serviços da primeira classe com os serviços prestados na classe executiva.  E aqui, vamos contar todos os detalhes do nosso vôo de ida.

Check-in: Quem já viajou de primeira classe pela TAM, sabe que a companhia oferece aos passageiros vip uma sala super bacana para o check-in no aeroporto de Guarulhos. O atendimento é mais do que exclusivo. Lembro que há dois anos viajamos para Orlando com a TAM e, na época, o meu filho caçula tomava mamadeira no meio da noite. No momento do check-in, ao questionarmos a TAM sobre o embarque de leite na aeronave, nos informaram que a companhia só trabalha com leite em pó. Quando dissemos que o Rafael só gostava de leite integral, um funcionário da TAM foi comprar um pacote de leite para embarque. Já na American Airlines o atendimento não é tão exclusivo assim. Existe, sim, uma filha especial para o check-in, mas passageiros da primeira classe utilizam a mesma filha da classe executiva e das demais prioridades. Quando embarcamos, a fila estava lotada. Obviamente fomos bem atendidos, mas sem nenhum diferencial.

Sala vip: Novamente, diferente da TAM que possui um lounge muito bacana pada passageiros da primeira classe (com menu a la carte e champagne francês), a sala vip da American Airlines é a mesma para passageiros da primeira classe e passageiros da classe executiva.  Além disso, o serviço da sala vip não é tão bom e as comidinhas e bebidinhas também não são nada demais. De qualquer forma, no aeroporto de Guarulhos, os passageiros podem beber um bom vinho e comer alguns petiscos.

Como é voar na primeira classe da American Airlines

Como é voar na primeira classe da American Airlines

Aeronave: Já deu para perceber que eu sou fã da TAM né? Mas no quesito aeronave / poltronas, a American Airlines superou a concorrente. O espaço é ótimo e as poltronas são muito confortáveis. Como toda a primeira classe, as poltronas se transformam em camas bem gostosas, com direito a travesseiro de plumas e um edredon gostoso. Cada poltrona possui a sua própria televisão, com tela touch screen, com várias opções de filmes, jogos e entretenimento. Os filmes eram ótimos e muito atuais (a maior parte deles ainda não está disponível para locação do Brasil), mas a tela da TV é bem pequena. A melhor parte deste sistema de entretenimento, são os fones de ouvido da Bose, que eliminam completamente qualquer ruído da aeronave.  Também recebemos um pijama (super gostoso e macio) e um chinelinho.

Como é voar na primeira classe da American Airlines

Como é voar na primeira classe da American Airlines

Como é voar na primeira classe da American Airlines

Minutos após o embarque, os comissários nos serviram uma taça de champagne… em copo plástico! Também havia água e suco de laranja. Obviamente estávamos dentro de um avião, onde os recursos são limitados, mas servir champagne em copo plástico na primeira classe foi uma falha tremenda.  E, diferente da TAM (que serve as bebidas em copos de vidro), a American não serviu nenhum aperitivo para acompanhar a bebida.

Logo após a decolagem o jantar foi servido. Foi muito rápido, o que foi ótimo já que estávamos loucos para dormir. A comida estava muito gostosa, e muitíssimo bem apresentada. Desta vez, os copos eram de vidro. Tivemos duas opções de entrada (salmão e presunto cru), três opções de prato principal (carne, frango e camarão) e duas opções de sobremesa. Eu escolhi o presunto cru e o filé mignon. Quando fui escolher a sobremesa, me disseram que o sunday de banana não estava mais disponível. Outra falha que não pode acontecer na primeira classe.

Como é voar na primeira classe da American Airlines

Como é voar na primeira classe da American Airlines

Como é voar na primeira classe da American Airlines

Como é voar na primeira classe da American Airlines

Como é voar na primeira classe da American Airlines

Já o café da manhã estava bem ruinzinho. Nos serviram um omelete sem gosto nenhum, com batatas gratinadas igualmente sem gosto. Não havia outras opções de pães senão croisants e frutas. Nada de geléias, iogurtes e tantas outras coisas que são servidas pela TAM, até na classe executiva. E, para piorar, o meu omelete veio com um cabelo.

Como é voar na primeira classe da American Airlines

Desembarque: Na American Airlines, os passageiros da primeira classe desembarcam antes dos demais, o que é ótimo para evitar as filas da imigração americana. Mas as malas, que deveriam ser desembarcadas antes das demais, foram as últimas na esteira.

No nosso voo de volta, experimentamos a classe executiva da American Airlines. E confesso que não senti muita diferença entre a primeira classe e a classe executiva, que justifique a diferença de preço dos bilhetes. Já na TAM a coisa é diferente. A TAM conta com o special service, funcionários que acompanham os passageiros da primeira classe no momento do embarque e desembarque. São estes funcionários que levam os passageiros até a porta do aeroporto, que pegam as malas da esteira, entre tantas outras coisas. Na TAM, o passageiro da primeira classe é realmente mimado!

Conclusão, se você puder escolher entre a American Airlines e TAM, escolha a TAM. O tratamento aos passageiros vip é realmente diferenciado, o que justifica a tarifa tão elevada da primeira classe. E se você tiver que escolher entre viajar na primeira classe da American Airlines ou na classe executiva, pagando o valor normal das tarifas, economize seu dinheiro e viaje na classe executiva. Os serviços entre ambas as classes são bem parecidos!

Se você já viajou na classe executiva ou na primeira classe da American Airlines ou de outra companhia aérea, adoraríamos que nos contasse um pouco sobre a sua experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*