Capa >> Destinos Especiais >> Austrália >> Como tirar o visto australiano

Como tirar o visto australiano

Se você gostou das nossas matérias sobre a Austrália, e resolveu incluir o país em seu próximo roteiro de viagem, vou dar algumas dicas de como tirar o visto australiano. Em um primeiro momento, o processo de obtenção do visto australiano parece complicado já que o site do Departamento de Imigração Australiano (http://www.immi.gov.au) – em inglês – é bastante confuso e não existem muitas informações atuais na internet. Mas depois que navegamos um pouco pelo site descobrimos que a tarefa é muito mais fácil do que se imagina! Além disso, a emissão do visto australiano é muito rápida.

Desde fevereiro de 2012, a emissão do visto australiano ficou muito mais fácil já que é totalmente informatizada. Significa dizer que os formulários são preenchidos eletronicamente e o visto, quando concedido, é virtual. Ou seja, não será colado em seu passaporte, como ocorre com o visto americano. E, para quem já conhecia estes procedimentos aí vai mais uma informação: em Março de 2013 o Departamento de Imigração Australiano alterou um pouco os procedimentos antigos e criou um novo visto, o Visitor Subclass 600, que é o visto indicado aos brasileiros. Como o próprio nome diz, o visto de turista (Visitor Subclass 600) poderá ser requerido por quem pretende viajar à Austrália a passeio ou a trabalho – isso é uma novidade – e possui passaporte brasileiro. Os demais países abrangidos por este visto podem ser encontrados no site http://www.immi.gov.au/e_visa/600.htm.
Antes de solicitar seu visto, é importante que o requerente tenha em mãos um cartão de crédito internacional, já que esta é a única forma de efetuar o pagamento da taxa do visto Visitor Subclass 600.

Como eu mencionei, a emissão do visto é totalmente informatizada. Para iniciar o pedido de visto, o requerente deverá acessar o site http://www.immi.gov.au/e_visa/e600.htm, e clicar no link Start an Application (e600 Application).


Ao iniciar o aplicativo, o requerente será redirecionado à primeira tela do formulário propriamente dito, onde, antes de iniciar o preenchimento, o requerente deverá clicar em “I have read and agree to the terms and conditions”, declarando que concorda com os termos e condições impostos pelo Departamento de Imigração.

Considerando que o  visto Visitor Subclass 600 somente poderá ser requerido pelo portador de passaporte brasileiro e demais países autorizados, que residir fora da Austrália, na tela seguinte o requerente deverá responder a esta pergunta em “Is the applicant currently outside Australia ?” clicando na opção “Yes” (sim). Abaixo, deverá indicar o país de residência (Current location) e o seu status (Legal status), como por exemplo, cidadão, residente permanente, visitante, etc. Em seguida, deverá indicar o motivo da sua viagem à Austrália (Main purpose of stay), devendo informar se viajará a turismo, para visitar amigos ou família ou à trabalho. Finalmente, deverá indicar se o seu requerimento está sendo processado com outros requerimentos (Will this application be required to be processed with other applications?) e se o requerente é representante de algum país estrangeiro (Is the applicant a representative of a foreign government or a member of an exempt group?).

A tela seguinte é bastante simples. É nesta tela que o requerente deverá preencher todos os dados do seu passaporte (Passport details), local de nascimento (Place of birth), estado civil (Relationship status), cidadania (Citizenship) entre outras informações.


Na próxima tela, basta conferir as informações digitadas e confirmá-las se estiverem corretas clicando em “yes” na opção “Is the above information correct?”

Na tela seguinte, o requerente deverá informar se é a sua primeira viagem à Austrália (Has this applicant previously travelled to Australia or previously applied for a visa?). Clique em “Yes” se for a sua primeira viagem à Austrália ou “No” se você já tiver viajado outras vezes ao país.

Para que o requerente possa solicitar o visto australiano ele deve estar com o passaporte e válido pelo período da estadia.
Alem disso, para que o visto seja concedido, é necessário cumprir os requisitos financeiros, de saúde e de caráter determinados pelo Departamento de Imigração do Governo Australiano.

Para tanto, embora a emissão do visto seja totalmente informatizada, os documentos abaixo relacionados poderão ser incluídos com o requerimento de visto para comprovar o cumprimento desses requisitos.

• Carta do empregador informando cargo, tempo de serviço, salário e período de férias ou contrato social da empresa;

• Comprovante de matrícula da escola ou universidade;

• Carta convite de um familiar ou amigo na Austrália (na forma de Statutory Declaration);

• Comprovante de visto permanente, se não tiver nacionalidade do país no qual o requerente pedirá o visto;

• Provas de disponibilidade financeira ou acesso a recursos suficientes para realizar a viagem do requerente do visto ou da pessoa responsável financeiramente pela viagem (se for de um terceiro deverá acompanhar uma declaração, com firma reconhecida, confirmando a disposição da pessoa em custear a viagem).

Estas provas financeiras podem incluir, mas não são restritas a:
  – três últimos contracheques;
  – declaração de imposto de renda;
  – extratos bancários de conta corrente ou investimentos dos três últimos meses;
  – recibos de compras de moeda estrangeira;
  – extratos de cartão de credito dos três últimos meses.

5 comentários

  1. adorei, muito obrigada! Você sabe dizer se precisa de documentos de identificação? Foto, certidão, cnh?

  2. estou com uma duvida: nao enviei os documentos e no mesmo dia do pedido eu recebi o que parece ser o visto no meu e-mail. qual o modelo de visto? como posso saber se o visto e este mesmo? foi um pdf com 6 paginas.

  3. Ola Eder, Como que eu sei quando o meu visto esta finalizado? Ja anexei todos os documentos que estao na lista.. Fiz um grupo para incluir a minha filha como acompanhante, mas ninguem me cobrou dois vistos e eu nao coloquei nenhum informacao dela alem de nome e data de nascimento. Gostaria de saber se tenho que fazer um visto separado para ela e se devo anexar os mesmos documentos uma vez que ela e estudante e nao possui renda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*