Capa >> Brasil >> Conheça Campos do Jordão, a "Suíça Brasileira": dicas e atrações imperdíveis

Conheça Campos do Jordão, a "Suíça Brasileira": dicas e atrações imperdíveis

Existe uma cidade, pertinho de São Paulo, onde a temporada de inverno é muito mais gostosa! Campos do Jordão, também conhecida com a “Suíça Brasileira”, em razão dos fortes traços europeus que caracterizam a cidade, se prepara novamente para receber milhões de turistas para o famoso Festival de Inverno, que terá início no feriado de Corpus Christi. E a cidade, que já é linda, fica ainda mais irresistível com as suas atrações de inverno.
São tantas, tantas atrações legais, que até ficou difícil escolher algumas delas para esta matéria. São atrações para todos os gostos, todos os bolsos e todas as idades. E, como eu costumo viajar para Campos do Jordão quase todos os finais de semana – desde os dez anos de idade – tive a oportunidade de conhecer todas elas, uma a uma.Como é impossível falar sobre atrações, restaurantes, hotéis e pousadas em uma só matéria, vou dedicar este primeiro post exclusivamente às atrações de Campos do Jordão.Como não podia deixar de ser, nosso “passeio” virtual começa pelo Capivari, bairro Central da cidade, que aglomera a maior parte dos restaurantes, barzinhos e da vida noturna de Campos do Jordão. Como viajo sempre com os meus filhos, confesso que não aproveito muito bem esta “vida noturna”. Mas, nesta temporada, a cidade ferve mesmo à luz do dia! 

A cervejaria Baden Baden, meu barzinho preferido de Campos do Jordão (e de 90% dos visitantes), está sempre lotado, dia a noite. É quase impossível conseguir uma mesinha após as 12:00 horas. Mas vale a pena esperar. Primeiro porque o chopp e a cerveja do Baden Baden são especiais, já que são produzidos em Campos do Jordão, na cervejaria da própria marca. São cinco tipos de chopp – Stout, Red Ale, Bock, Pilsen Cristal e Weiss – e oito variedades de cerveja – Stout, Red Ale, Bock, Pilsen Cristal, Weiss, Golden, 1999 e 20 Anos. É cerveja que não acaba mais, para todos os paladares. E, para acompanhar a cerveja, a casa oferece uma série de pratos típicos da culinária alemã. E é por isso que o Baden Baden é um ponto de encontro perfeito. Afinal, quem não gosta de sentar em uma mesinha na calçada, jogar papo fora enquanto come uns petiscos e bebe uma cerveja geladinha?  
A partir das seis, sete horas da noite, estes barzinhos ficam ainda mais lindos com as centenas de luzinhas que enfeitam seus telhados e árvores. Mas, novamente, estejam preparados para longas filas de espera. Por incrível que pareça, o Baden Baden fica ainda mais cheio neste horário.

Além de curtir o bar, é possível agendar uma visita à cervejaria. Durante o passeio na fábrica é possível acompanhar os processos de produção artesanal da cerveja Baden Baden, aprender mais sobre a composição das cervejas de um modo geral, além de receber dicas importantíssimas para a compra, armazenamento e consumo de cerveja. Basta telefonar e agendar um horário ((12) 3664-2004). O valor do passeio, por pessoa, é de R$ 10,00.
O bairro do Capivari também é muito famoso pelas suas lojinhas, principalmente as lojas especializadas em artigos de lã e as deliciosas lojas de chocolates. Durante a temporada de inverno, vários terrenos e casas dão lugar à lojas bem conhecidas daqueles que vivem nas grandes cidades. Existem até alguns pequenos shoppings centers, para aqueles que não conseguem passar alguns dias sem fazer umas comprinhas.
Badalações à parte, Campos do Jordão também é a melhor escolha para quem adora estar em contato com a natureza. As opções são muitas, e atendem às expectativas de crianças e adultos, de todas as idades, gostos e bolsos. São passeios à cavalo, trilhas por cachoeiras e paisagens inesquecíveis pelo horto florestal, centros de entretenimento cercados por araucárias centenárias onde a criançada brinca o dia inteirinho enquanto os pais comem um aperitivo, acompanhado de capirinhas deliciosas, entre outras muitas opções. Quer coisa melhor?
Se o visitante optar por um passeio bacana à cavalo, tem que conhecer a Hípica Golf (http://www.hipicagolf.com.br) . Embora seja possível alugar cavalos em qualquer esquina da cidade, a Hípica Golf oferece passeios diferenciados, em uma área mais afastada do centro onde as paisagens são deslumbrantes. Se os adultos não quiserem participar da aventura, podem tomar uma cerveja Baden Baden geladinha enquanto aguardam a volta dos filhos, que serão conduzidos pelos simpáticos guias da hípica. E, para o pessoal mais animadinho (eu me encaixo nesta categoria) que costuma viajar para Campos com frequência, é possível comprar o seu próprio cavalo e alugar uma baia na Hípica Golf.
Além dos passeios à cavalo, a Hípica Golf é muito famosa pelo seu restaurante, o “La Cucina della Donatela”. Dentro da hípica, o salão com pouquíssimas mesas é quase uma extensão da casa da proprietária, Donatella Franchi, italiana que assina o cardápio, recheado de massas caseiras de dar água na boca.

Para as famílias que viajam com os filhos, outra excelente opção de entretenimento é o Centro de Lazer Tarundu (http://www.tarundu.com.br.

Localizado a poucos quilômetros do centro, ao lado do famoso Hotel Toriba (o chá da tarde do Toriba e seu fondue serão matéria do próximo post), o Centro de Lazer oferece uma grande variedade de entretenimento que pode ser explorado por todas as idades. Dentre as opções de lazer em contato com a natureza estão Arborismo, Arco & Flecha, Bike Looping, Bunggy Tranpolim, Mini Golf, Mini Buggy, Orbit Ball, Paint Ball, Patinação no Gelo, Passeios em Trilhas e Thunder.

Os preços das atrações são bem salgados, mas desde o ano passado o Tarundu disponibilizou uma espécie de passaporte, que garante um bom desconto em todas as atrações. É uma boa forma de não ter uma surpresa bem desagradável na hora do fechamento da conta.

 Por fim, o Parque Estadual de Campos do Jordão, também conhecido como Horto Florestal, é parada obrigatória para aqueles que gostam do contato com a natureza. O parque, que ocupa 40% da área do Município, oferece uma série de trilhas, que levam à cachoeiras maravilhosas, áreas para piquenique, churrasqueiras, viveiros de plantas, criação de trutas, entre outros.

Com tantos lugares legais, impossível não de apaixonar por Campos do Jordão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*