Capa >> Destinos >> América do Sul >> Onde comer em Cusco, Peru

Onde comer em Cusco, Peru

Quem acompanha o nosso blog deve ter visto que em abril deste ano fizemos uma viagem rápida para conhecer algumas cidades do Peru, dentre elas, Cusco. E, enquanto pesquisávamos um pouco mais sobre o nosso destino, descobrimos que a culinária do Peru é uma das mais famosas do mundo. Como nós gostamos muito de comer, separamos alguns restaurantes, a maior parte deles muito bacana, que vale a visita. Onde comer em Cusco?

CHICHA

No dia em que chegamos em Cusco fomos  jantar no Chicha, restaurante do renomado chef peruano Gastón Aturio. Confesso que estávamos um pouco enjoados por causa da altitude, mas como ficaríamos poucos dias na cidade, não teríamos oportunidade de conhecer todos os restaurantes da nossa lista de indicações. O Chicha está localizado no centro histórico de Cusco e tem uma vista bem bacana da Plaza Regocijo,  pertinho da Plaza das Armas. Como viajamos no feriado da Páscoa, o restaurante não estava aceitando reservas. Por causa disso, ficamos esperando por uma mesa por mais de uma hora, o que foi bem chato, principalmente considerando que não há onde sentar. Mas o fato é que esta espera toda valeu a pena. A comida estava uma delícia! Eu e meu marido pedimos duas entradas, enquanto as crianças atacaram o pão com manteiga. O Gil escolheu um tipo um ceviche de truta (Solterito de Kuchic) e eu pedi o Chicha Appetizer (Piqueo Chicha), um prato variado, com  carne de alpaca, carne de porco, um milho peruano delicioso, batatas e outras coisinhas mais que eu não identifiquei. Meu marido não achou o ceviche de truta nada demais porque ele odeia as folhagens verdes que eles colocaram no prato. Mas eu adorei as entradinhas variadas. Tudo super saboroso, inclusive a carne de alpaca. Na sequência, como prato principal, eu pedi uma carne simples (Paillarda de Lomo), com bananas assadas, batata palha e ovos fritos, igualmente gostosa. Já o meu marido insistiu no peixe mas, desta vez, ele falou que a truta tinha sido a melhor que ele comeu até hoje. Com bebidas alcoólicas, gastamos 263.00 SOLES mais gorjeta.

IMG_4463

IMG_4459

Piqueo Chicha

IMG_4460

Solterito de Kuchic

IMG_4464

Paillarda de Lomo

LIMO

Tínhamos lido muitas matérias indicando este restaurante, especializado em culinária peruana, como sendo um dos melhores de Cusco. Mas o Limo foi a nossa maior decepção gastronômica. Primeiro porque o atendimento foi péssimo! A impressão que tivemos é que a garçonete estava fazendo um favor enorme em nos atender. Como as crianças estavam famintas, já que tínhamos passado o dia inteiro sem comer, visitando os sítios arqueológicos de Cusco, tentamos pedir primeiro algumas entradas enquanto escolhíamos os pratos principais. Mas a garçonete simpática falou que tínhamos que pedir tudo junto. Depois disso, ela só voltou para a nossa mesa uns trinta minutos depois. Era incrível, ela passada ao nosso lado, nós chamávamos, e ela fingia que não escutava. A nossa sorte foi que eles serviram uma batata rústica como couvert. De entrada, meu marido pediu um shashimi (Tiradito Nikkei), que estava gostoso, mas nada demais. Como pratos principais, meu marido comeu um filé mignon com nhoques (Lomo con Gnocchis), eu comi costelas de porco com batatas (Chicharron) e as crianças, bife à milanesa. Como se não bastasse o mal atendimento, o restaurante é escuro e apertado. O único ponto positivo é a vista para a Plaza de Armas. Foi realmente muito bacana acompanhar a procissão da sexta feira santa pela janela do segundo andar, com o entardecer lindo ao fundo.  Com bebidas alcoólicas, gastamos 238.00 SOLES mais gorjeta.

IMG_4681

Tiradito Nikkei

IMG_4686

Chicharron

IMG_4685

Lomo con Gnocchis

INCANTO

No nosso último dia de viagem voltamos para Cusco. Deixamos nossas malas no hotel e fomos almoçar no restaurante Incanto. Escolhemos o Incanto porque o Gil não aguentava mais comer comida peruana e adorou a idéia de almoçar em um restaurante italiano. E, ao contrário do que aconteceu com o Limo, tivemos uma excelente experiência. O Incanto era simplesmente divino, muito melhor do que esperávamos. Desde os drinks, super bem preparados (aliás, este foi o primeiro restaurante onde eu encontrei kir royal). Logo que sentamos o garçom nos trouxe um pão de ervas quentinho, assado no forno à lenha, com azeite temperado. Agora pensem em uma família atacando o couvert, como se não houvesse amanhã… Pedimos também um carpaccio de entrada, que estava maravilhosamente bem temperado. As crianças comeram um medalhão de filé mignon com fetutine no molho de manteiga e eu posso dizer que o prato deles era tão delicioso que deu vontade de pedir a mesma coisa. Mas a minha vontade passou quando eu vi que eles serviam ossobuco com polenta cremosa. Sem sombra de dúvida, eu comi um dos melhores ossobucos da minha vida! Já o Gil escolheu risoto com funghi e presunto de parma, igualmente delicioso. E, depois de tanta comilança, ainda comemos uma torta de maçã deslumbrante. O Incanto também fica ao lado da Plaza de Armas.  Com bebidas alcoólicas, gastamos 298.00 SOLES com a gorjeta.

IMG_5166

IMG_5168

Carpaccio Sicilian

IMG_5167

IMG_5170

IMG_5171

IMG_5176

CICCIOLINA

Embora estivéssemos bem satisfeitos com o almoço do Incanto, jantamos no restaurante Cicciolina. Afinal, era o último restaurante da nossa lista e não podíamos voltar para casa sem experimentar os tapas, super bem indicados. Infelizmente não fizemos reserva e ficamos esperando por um mesa por bastante tempo. Mas fomos maravilhosamente bem atendidos pelo próprio dono do restaurante, que não deixou que faltasse vinho no nosso copo. O restaurante tem um ambiente muito descontraído, com ar Mediterrâneo, bem bacana mesmo. Como sentamos uma uma mesa alta do bar, acabamos não jantando. Pedimos apenas vários tapas de entrada, que são servidos em duplinha. Esta brincadeira acaba saindo um pouco cara, porque as duplinhas não enchem a barriga de ninguém! Mas os tapas são realmente deliciosos. Certamente, este é um restaurante que vale uma segunda visita. Infelizmente não guardei a nota fiscal e não me recordo do valor da conta. Mas lembro que não foi tão barata quando os demais restaurantes.

IMG_5209

IMG_5213

IMG_5214

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*