Capa >> Dicas Úteis >> Stonehenge (Salisbury)

Stonehenge (Salisbury)

Há duas semanas meu marido esteve em Londres à trabalho. E como ninguém é de ferro, ele tirou dois dias de folga para visitar alguns pontos turísticos conhecidos. E, neste mini roteiro, ele incluiu uma visita a Stonehenge. Em um primeiro momento não sabia o que era ou onde era Stonehenge. Fui até chamada de burra por isso! Só reconheci o lugar ao ver as fotos e fazer uma pesquisa rápida no Google.

Para quem nunca ouviu falar no nome desta famosa formação rochosa – que inclusive aparece em um dos desenhos da Disney (Valente) –  Stonehenge é um alinhamento megalítico da Idade do Bronze, localizado na planície de Salisbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra. Trocando em miúdos, fica bem pertinho de Londres.É o círculo de pedras britânico mais visitado e mais conhecido de todo o mundo, e até hoje é incerta a origem da sua construção, bem como da sua função, mas acredita-se que era usado para estudos astronômicos, mágicos ou religiosos. Portanto, mesmo que você – assim como eu – nunca tenha ouvido falar em Stonehenge, certamente reconhecerá o local pelas fotos. 

Embora o sítio arqueológico seja bem maior do que o local onde estão localizadas as pedras, não há muito mais o que fazer além de apreciar este “monumento” e imaginar como estas pedras foram parar ali! É um local bastante místico e certamente vale a visita. No caminho de volta à Salisbury é possível visitar Old Sarum, onde estão as ruínas do castelo e da catedral que deram origem à cidade de Salisbury.

Existem diversas formas de chegar a Stonehenge. Muitas agências de turismo vendem pacotes saindo de Londres, que custam em torno de oitenta libras. De trem, também saindo de Londres, basta pegar o trem da South West Trains que vai à Salisbury. A estação de trem fica bem pertinho da estação rodoviária. Então, aproveite para conhecer a cidadezinha a pé! Chegando à rodoviária, basta pega um ônibus de linha. Mais simples impossível! De carro não há muito o que explicar já que hoje em dia todo mundo tem GPS!

Para verificar os horário de visitação, que mudam durante o ano, é possível consultar o site http://www.stonehenge.co.uk/Times.php. O valor dos ingressos não é caro. São oito libras por adulto e quatro libras e oitenta centavos por criança acima de cinco anos. Crianças menores de cinco anos entram gratuitamente.

Uma excelente opção para quem chega a Salisbury de trem é o tour oferecido pela The Stonehenge Tour (http://www.thestonehengetour.info) já que o valor do programa inteiro inclui o ônibus até Stonehenge e o ingresso do sítio arqueológico. Este ônibus passa por diversos pontos da cidade de Salisbury, como a estação ferroviária, o ponto de ônibus “R” em New Canal e em Millstream.Approach. Para embarcar, basta fazer um sinal que o motorista para em qualquer um destes pontos de encontro. Além disso, a rota que o Ônibus faz é muito bacana e é possível apreciar uma paisagem muito bonita, principalmente se você estiver sentado no deck superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*