Capa >> Destinos Especiais >> Austrália >> Waitomo Glowworm Caves: As fantásticas cavernas brilhantes da Nova Zelândia

Waitomo Glowworm Caves: As fantásticas cavernas brilhantes da Nova Zelândia

Dizem que as Cavernas de Waitomo começaram a se formar há mais de 30 milhões de anos, através do acúmulo do calcário vindo do fundo do oceano. Atualmente, estas formações calcárias são um das mais inspiradoras e maravilhosas atrações naturais da Nova Zelândia.

São mais de quarenta quilômetros de cavernas que se escondem no subterrâneo da cidade de Waitomo. É realmente um destino imperdível para adultos e crianças.Então, como não tínhamos qualquer roteiro programado, estávamos partindo de Auckland a caminho de Rotorua, e descobrimos a existência das tais cavernas nos panfletos de turismo, resolvemos dar uma passadinha por Waitomo.

Na verdade não foi bem uma passadinha. Foi um baita desvio no caminho. Foram duas horas e meia de estradinhas secundárias, que passavam por cidadezinhas com meia dúzia de habitantes, sem restaurantes ou MC Donalds. Por outro lado as paisagens eram maravilhosas.Chegando em Waitomo, descobrimos que a cidade realmente se resume às Waitomo Caves. Não existe nada além disso. Talvez alguns hotéis e restaurantes, mas nós não encontramos absolutamente nada.

As Waitomo Caves na verdade são um complexo de cavernas, corredeiras, e outras atrações. Como estávamos com crianças e somente de passagem, não conhecemos todas elas. Visitamos apenas e Waitomo Glowworm Caves – a famosa caverna dos vermes brilhantes – e a Aranui Cave.

A Waitomo Glowworm Caves, cujo nome oficial é Arachnocampa Luminosa, é definitivamente uma caverna única na Nova Zelândia. Milhares de criaturas minúsculas, grudadas pelo teto da caverna, irradiam uma luz própria. Parte do passeio pela caverna é feito a pé. Em um determinado momento, os visitantes são levados a um barquinho, que é conduzido pelo guia através da caverna escura. Neste momento, todos devem desligar as suas lanternas para apreciar as tais larvas luminosas grudadas no teto da caverna. Uma cena maravilhosa que realmente lembra uma noite de céu estrelado. Nesse momento, ouve-se apenas o barulho das corredeiras.

Na saída da Waitomo Glowworm Caves há uma loja de souvenir e um restaurante que parece ser ótimo. Infelizmente, não conseguimos almoçar por lá já que, por incrível que pareça, o restaurante encerra as suas atividades as quatro horas da tarde! Algo inacreditável para que mora em São Paulo.Saindo de lá, fomos conhecer a segunda caverna, a Aranui Cave, que fica a cinco minutos da Waitomo Glowworm Caves de carro.A Aranui Cave é a menor das três cavernas de Waitomo e a mais delicada também. Por se tratar de uma caverna seca, sem qualquer rio passando em seu interior, não existe dentro dela nenhuma forma de vida.

No entanto, as formações de estalactites e estalagmites, associadas a iluminação artificial do local, tornam a caverna absolutamente maravilhosa. Logo após a entrada, as pedras formam uma espécie de Catedral, onde, inclusive, podem ser realizados casamentos.

Certamente, as cavernas de Waitomo são mais um must do da Nova Zelândia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*